Ópera Estúdio tem último dia de inscrição

Ofertado como um curso livre do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), o Projeto Ópera Estúdio está de volta com aulas totalmente à distância. As inscrições terminam amanhã (4), podem participar das aulas cantores profissionais, semiprofissionais e em nível de formação. A incrição deve ser feita por meio do formulário de inscrição via link disponível no site e redes sociais da Fundação Carlos Gomes (FCG). O Projeto oferece formação musical para cantores líricos com interesse em atuar profissionalmente em montagens de ópera.

Os cantores inscritos participarão de aulas e ensaios através do formato EAD ( Ensino à Distância) com a utilização de plataforma de videoconferência e aplicativos de streaming, além disso, o curso vai capacitar os alunos para participar de apresentações artísticas do Núcleo de Ópera do IECG e outros eventos realizados pela Instituição. Já se inscreveram 50 alunos de Belém e outras cidades do pais. As inscrições iniciaram no dia 26 de fevereiro e terminam amanhã, dia 4 de março.

“Trata-se de um formato pioneiro no ensino musical, pois é a primeira vez que a plataforma de ensino remoto do Google será usada integralmente para um curso livre de grande alcance. O ensino hibrido veio para ficar e as plataformas de ensino online vão abrir inúmeras possibilidades para futuros projetos do “Conservatório Carlos Gomes”, afirma Jena Vieira, coordenadora do Núcleo de Ópera do IECG.

Ministrado pelos professores Aline Portugal, Eduardo Nascimento. Idaias Souto, Jena Vieira, Madalena Aliverti, Tiago Costa e Ytanaã Figueiredo, com regência do professor Pedro Messias e acompanhamento ao piano de Renata Tavernard, todos professores do Núcleo de Canto do Projeto Ópera Estúdio, o curso tem como objetivo a preparação de repertório operístico e, este ano, vai trabalhar com cenas selecionadas de óperas do compositor Mozart.

Pre-requisitos – Podem se inscrever no curso livre Ópera Estúdio cantores profissionais, semiprofissionais e em nível de formação que atenda a pelo menos um dos seguintes pré-requisitos: ser formado em canto lírico nos níveis técnico ou bacharelado; estar atualmente cursando canto nos níveis técnico ou bacharelado; ter participado de algum curso de ópera estúdio, de formação em ópera ou de teatro musical e ter cantado como solista em alguma ópera ou musical.

LINK FORMULÁRIO

1° Semestre: 09 de março a 03 de junho

2° Semestre: 17 de agosto 07 de dezembro

Turmas da manhã: terças e quintas, 10h às 12h

Turmas da tarde: terças e quintas, 16h às 18h e segundas e quartas, 16h às 18h

Os Webnários e palestras são destinados a todas as turmas, sempre na quarta-feira, de 14h às 16h. Os recitais, quando for possível realizar apresentações com maior número de pessoas no palco, serão reqalizados à noite, em horários pré-agendados.

Texto: Mayave Ribeiro