Logo do estado

Alunos e professores do IECG se despedem de professora de violino

Versão para impressãoEnviar por email

IECG suspende aulas para que alunos e professores homenageassem professora de violino

As aulas foram suspensas hoje no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) para que alunos e professores da instituição pudessem se despedir da professora de violino Lícia Arantes, que faleceu essa madrugada, em Belém.  O corpo da professora, que era regente da Orquestra Infantil de Cordas do Conservatório, foi velado na sala de musicalização do IECG. O velório está marcado para às 16h no cemitério Santa Izabel. 

A cantora lírica Márcia Aliverti, que foi aluna de Lícia Arantes no Conservatório, fez uma homenagem especial à professora executando músicas ao violino. Emocionados, amigos e servidores da Fundação Carlos Gomes e de outras instituições onde ela trabalhou compareceram para prestar solidariedade à família.

Os amigos lembraram com saudade de Lícia Arantes, que era uma das professoras mais antigas da instituição e responsável pela formação de inúmeros professores que hoje atuam no Conservatório.

A diretora de ensino do IECG, Lúcia Azevedo, disse que a professora Lícia Arantes era um exemplo de dedicação pelo trabalho que fazia com os alunos. ‘Ela mantinha uma orquestra infantil de violinos e preparava esses alunos iniciantes para que eles fizessem parte da orquestra jovem do Instituto’.

 O diretor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA, instituição da qual Lícia Arantes era aposentada, também foi aluno da professora. Ele ressaltou a competência dela em estimular os alunos para um instrumento tão difícil como o violino. E também destacou o trabalho musical que ela desenvolvia: ‘Ela foi importante para o crescimento musical dos alunos, individualmente e em grupos. Era uma verdadeira professora, sem falar no seu lado humano, o carinho, a dedicação e o bom humor. Vai deixar saudade’, frisou ele.

Lícia Maria Arantes da Silva tinha 69 anos e estava internada desde a última terça-feira no hospital Guadalupe, em Belém. Segundo Érika Brandão, filha da professora, Lícia teve uma parada cardíaca e ainda chegou a ser reanimada pelos médicos, mas faleceu esta madrugada de infecção generalizada. A professora de violino deixou duas filhas e duas netas. 

Sobre a perda, o superintendente da FCG Paulo José Campos de Melo destacou:  ‘Hoje perdemos uma das mais expressivas formadoras de músicos do Instituto Carlos Gomes. Oriunda de uma família de músicos, Lícia Arantes trabalhou sempre com um enorme carinho na iniciação musical de várias gerações, acompanhando o caminhar dessas crianças que hoje são músicos profissionais e que devem parte daquilo em que se transformaram a esta pessoa extraordinária que hoje parte para outros planos e outras paisagens musicais.’
 

 

 

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3201-9450
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9480

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.