Logo do estado

Banda Sinfônica de São Paulo se prepara para apresentações em Belém.

Versão para impressãoEnviar por email

Os músicos que integram a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, além de regentes convidados, chegaram a Belém na tarde deste domingo, 14, para uma série de oficinas e apresentações. Parte dos músicos ficará na capital, onde participará de atividades juntamente com os músicos da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e Banda Sinfônica do Estado do Pará. A outra parte do grupo seguiu direto do Aeroporto Internacional de Belém para os municípios de Vigia de Nazaré, São Caetano de Odivelas e Ponta de Pedras, onde irão ministrar oficinas com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos grupos musicais locais.

A Banda Sinfônica de São Paulo existe desde 1990 e é considerada referência na América Latina. Em Belém, a banda participa pela primeira vez como convidada e residente, de um festival. A BSESP será a principal atração do Música das Américas, programação que acontece entre os dias 17 e 21 de abril e que corresponde à primeira Fase do XXVI Festival Internacional de Música do Pará (XXVI FIMUPA).

O Música das Américas constitui-se em uma grande conferência sobre o aprimoramento musical e artístico das bandas de música. O objetivo é desenvolver a educação musical e a integração social dos participantes. O evento começa na próxima quarta-feira, 17, no Teatro Ismael Nery, do Centur. Dentro da programação serão realizadas uma série de oficinas, cursos, palestras e ensaios abertos com maestros, arranjadores e compositores renomados, como Hudson Nogueira e Marcelo Maganha, do Conservatório de Tatuí, em São Paulo. Além dos músicos brasileiros, também haverá palestras com conferencistas dos Estados Unidos, Argentina e Colombia.

Concertos - A Banda Sinfônica de São Paulo se apresentará na abertura do evento, dia 17, no Theatro da Paz, e no concerto “Alma Latina”, que acontece no domingo, 20, no Arte Doce Hall. Todos os concertos serão gratuitos. Na primeira apresentação, o maestro Marcos Sadao Shirakawa, titular da Banda Sinfônica, dividirá a regência com Mônica Giardini, regente adjunta, Marcelo Jardim e Dario Sotelo, regentes convidados, em um programa que faz um apanhado geral do repertório para sinfônicas. Marcelo de Jesus, ao trombone, será o solista da noite.

Marcelo de Jesus, que é considerado um dos mais habilidosos trombonistas da atualidade, destacou a importância de tocar pela primeira vez no Theatro da Paz. "Para nós, músicos, é uma realização, um sonho, se apresentar num teatro tão bonito e por onde já passaram  nomes importantíssimos da música".

Já no concerto “Alma Latina”, o grupo receberá Marcelo Jardim, Dario Sotelo, além dos americanos Matthew George, da Saint Thomas University, e Shawn Smith, da Corpus Christie University, como regentes convidados. O saxofonista Milton Vito atuará como solista, interpretando 'Fantasia' para saxofone soprano e banda sinfônica, de Villa-Lobos.

O regente Marcos Sadão, que há quatro anos está à frente da banda, ressaltou que o trabalho que será desenvolvido com os jovens músicos do Pará será um marco na história da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. 'É uma experiência nova e estamos ansiosos para levar o conhecimento musical e toda a nossa técnica para as bandas daqui', ressaltou o maestro.

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3201-9450
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9480

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.