Carlos Gomes abre inscrições para XIII Concurso Dóris Azevedo

Carlos Gomes abre inscrições para XIII Concurso Dóris Azevedo

As inscrições para a XIII edição do Concurso Dóris Azevedo para Jovens Musicistas, realizado pelo Instituto Estadual Carlos Gomes – IECG, já tem data definida. A partir do dia 23 de julho a 23 agosto, os interessados deverão se inscrever em uma das seis categorias disponíveis. As inscrições, que são destinadas aos alunos vinculados ao IECG, Curso de Música da Universidade Estadual do Pará - UEPA, Escola de Música da Universidade Federal do Pará - UFPA e Fundação Amazônica de Música - FAM, acontecerão na Biblioteca Leonor Macedo, localizada no IECG (Av. Gentil Bitencourt, 977 - Nazaré, Belém). O concurso, que tem como objetivo valorizar os profissionais da área e os estudantes de música de Belém, foi criado pela professora de piano e canto lírico Dóris Azevedo, docente do antigo Conservatório Carlos Gomes. Os vencedores de cada categoria também serão contemplados com um prêmio em dinheiro.

Inscrições – De 23 de julho a 23 agosto, as inscrições desta edição do concurso serão feitas na Biblioteca Leonor Macedo, no Instituto Estadual Carlos Gomes - IECG (Av. Gentil Bitencourt, 977 - Nazaré, Belém) de 8h às 18hs. Os músicos deverão levar a ficha de inscrição (disponibilizada no site e redes sociais da FCG) preenchida com o nome do candidato, nome do professor, instituição, categoria e especialidade desejada, turno da prova e três cópias das partituras que serão interpretadas, as partituras de cada especialidade podem ser encontradas na Biblioteca (caso não tenha a partitura de determinada especialdade, o aluno deve obter a mesma com o núcleo ou professor de instrumento). Será necessário ainda, anexar a cópia da identidade e CPF, comprovante de residência, conta corrente (para recebimento do prêmio, se for o caso) e, para candidatos não vinculados à FCG, apresentar documento comprovando vínculo com as outras instituições UEPA, UFPA e FAM. Os candidatos menores de idade devem levar os mesmos documentos, sendo estes do seu responsável legal, para que possa receber o prêmio.

De acordo com Jena Vieira, Diretora Técnica da Fundação Carlos Gomes, o concurso é mais que uma ferramenta de motivação, é um momento de avaliação. “Além de diretora, sou professora de canto no Carlos Gomes e, posso dizer que para um acadêmico, ganhar um concurso tem grande significado. Mostrar o seu desempenho em concursos é muito importante para a carreira de alguém que estuda música”, explica. “Além disso, é uma maneira de avaliar o nível profissional do (a) candidato (a), através da colocação e participação dele(a) nesses concursos. Por isso, ficamos felizes em poder dar essa oportunidade de engrandecer o currículo dos nossos alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e alunos das instituições parceiras”, completa Jena.

A professora Dóris Azevedo, responsável pela formação de gerações de instrumentistas no antigo Conservatório Carlos Gomes, criou o concurso que é promovido pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e tem como objetivo valorizar os músicos locais e estimular a participação de estudantes de música de várias instituições. No início, o concurso era somente para estudantes de piano, mas hoje, os candidatos tocam vários instrumentos. “Sinto-me muito feliz de saber que o concurso cresceu muito, abrangendo outros instrumentos e também a música de câmara. É um evento importante para todos os alunos e professores envolvidos, pois contribui para o crescimento musical de todos”, afirma Doris.

O concurso será realizado de 30 de setembro a 04 de outubro e terá seis categorias, são elas, Incentivo, Juvenil, Intermediário, Técnico, Avançado e Única. Fazem parte de cada categoria os instrumentos de cordas como violino, viola, violoncelo, contrabaixo e violão; instrumentos de sopro como flauta doce; todos os metais e madeiras, percussão, piano e canto e ainda, música de câmara. As avaliações das provas serão feitas obedecendo os critérios de técnica do instrumento ou voz, além da postura em cena e a interpretação artística. Todos os candidatos que se apresentarem no concurso receberão um certificado e o primeiro e segundo colocados de cada categoria serão comtemplados com prêmio em dinheiro.

Serviço – As inscrições para o XIII Concurso Doris Azevedo para Jovens Musicistas começarão dia 23 de julho e segue até 23 agosto. Os candidatos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), Curso de Música da Universidade Estadual do Pará - UEPA, Escola de Música da Universidade Federal do Pará - UFPA e Fundação Amazônica de Música - FAM poderão se inscrever em uma das seis categorias disponíveis. Os interessados devem imprimir a ficha de inscrição e levar preenchida com os documentos necessários até a Biblioteca Leonor Macedo, localizada no IECG (Av. Gentil Bitencourt, 977 - Nazaré, Belém) e pegar os programas que serão executados. O concurso será realizado no dia 30 de setembro até o dia 04 de outubro.

Informações: 3201-9480 (Secretaria do IECG)

Link Edital

Link Ficha de Inscrição