Logo do estado

Clássico de Fritz Lang com trilha ao vivo no Olympia

Versão para impressãoEnviar por email

O cinema Olympia volta a exibir clássicos do cinema mudo com acompanhamento musical ao vivo nesta terça-feira (14). Desta vez, será exibido o filme "Metrópolis", de Fritz Lang. A escolha do filme foi por voto popular nas redes sociais. Os outros filmes que participaram da votação serão exibidos futuramente dentro do projeto, que acontece sempre na segunda terça-feira de cada mês.

O superintendente da Fundação Carlos Gomes, o pianista Paulo José Campos de Melo, que faz os improvisos ao piano durante a exibição dos filmes do projeto "Cinema e Música", considera Metrópolis "o ápice do expressionismo alemão e sem dúvida nenhuma um dos filmes mais importantes de toda a história do cinema".

O pianista conta que trabalhou com Götz Georg, filho do ator Heinrich Georg, que faz o guardião da cidade subterrânea, e com a mulher dele, Berta Drews, que é uma das grandes damas do teatro alemão. "Trabalhamos no Schiller Thearter em Berlim durante o tempo em que morei na Alemanha".

Paulo estava torcendo pra que este fosse o filme escolhido pela importância que a música tem na condução da história. "São quase três horas de duração, há cenas gigantescas de ação, como a da inundação da cidade subterrânea. Como contraponto, a gente utiliza elementos do impressionismo francês para contrastar com a crueldade das imagens".

Outro compositor que vai ajudar a criar o clima para imagens tão fortes será Bach. "A música do compositor também é usada como inspiração para as cenas em que Maria tenta conduzir o povo da cidade subterrânea a uma revolução pacífica", acrescenta Paulo José.

O projeto Cinema e Música é uma parceria entre a Fundação Carlos Gomes (FCG), Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA). O objetivo é resgatar os filmes da época do cinema mudo para um novo público e também homenagear este tipo de exibição de filmes com música ao vivo, que era muito comum no Olympia entre 1912 e 1930.

"Metrópolis” é um filme alemão de ficção científica produzido em 1927 por Fritz Lang. Foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismo alemão. Artistas como Queen, Madonna e o Kraftwerk foram buscar inspiração no filme de Lang para criar músicas e até videoclips. "É um filme grandioso, que até o último momento prende a atenção pela quantidade de cenas de ação e pela belíssima construção dos cenários, sem falar nos desempenhos artísticos", declara o pianista.

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3201-9450
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9480

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.