Logo do estado

Encontro de Coros celebra a chegada do Natal

Versão para impressãoEnviar por email

A chegada do Natal é esperada por muitas pessoas no mundo e em Belém não é diferente. Para celebrar um dos períodos mais festivos do ano, o Governo do Estado promoverá, através da Fundação Carlos Gomes, o primeiro Encontro de Coros do Pará, que vai acontecer nos dias 07, 08, 14, 15, e 22 de dezembro, em diversos espaços na Cidade de Belém. O evento tem como objetivo promover o encontro de coros de diversas instituições públicas e privadas da cidade. Os encontros acontecerão  nas  igrejas  de Santo Alexandre, Do Carmo, Perpetuo Socorro e São Raimundo, sempre com entrada franca. encerramento será no Theatro da Paz com a participação dos oito corais que se apresentaram nos dias anteriores, oferecendo para a população um concerto de Natal, reunindo todos os músicos participantes e a Orquestra Jovem Vale Música, despertando e envolvendo o público no espírito natalino.

 

Sobre a idealização do evento, a superintendente da FCG, professora Glória Caputo afirma que o objetivo é oferecer um momento de troca de experiência, convívio e estímulo artístico aos músicos que se dedicam ao canto coral e, dar ainda, um presente de natal especial para a público. “O Encontro de Coros será um evento de integração musical, os coros irão poder conhecer o trabalho de outros músicos da sua área. Será uma confraternização onde os músicos estarão reunidos cantando e comemorando a chegada do Natal”, declara Caputo.

 

Através dos tempos o Natal motivou muitos compositores da música clássica escreverem obras sobre esta temática. E não foram poucos os que compuseram músicas sobre período natalino. São essas obras que os coros vão apresentar ao público, além de outros gêneros musicais dos seus repertórios de trabalho. Em cada apresentação dois coros se revezarão na execução do concerto.

No primeiro dia, 07 de dezembro, o Gran Coral da EMUFPA, sob a regência de Ediel Sousal e o Coro Coruní – UFPA, regido pela maestrina Cristina Owtake se apresentarão na Igreja de Santo Alexandre, às 18 horas. Já no dia seguinte, 08 de dezembro, será a vez dos corais infantis Amiguinhos de Jesus, regido por Sara Bianca da Silva e Coral Infanto-juvenil Vale Música, regido pela maestrina Eliane Fonseca. Eles se apresentarão na Igreja do Carmo, às 18 horas.

No dia 14 de dezembro, às 19 horas, na Igreja de Perpetuo Socorro será a apresentação do Coro Madrigal da UEPA, regido por Ana Maria Souza, juntamente com o Coro Dóris Azevedo, regido por Eduardo Nascimento. No domingo seguinte (15.12), o Coro Regina Coeli, com regência de Thais Cybele e o Coro Carlos Gomes, regido por Maria Antônia Jiménez farão mais uma apresentação dentro do Encontro de Coros.

 

O jovem regente do Gran Coral da EMUFPA, Ediel Sousa, que vai se apresentar no primeiro dia do Encontro, explica como é a formação dos cantores e fala sobre o repertório escolhido para o concerto. “O Gran Coral da EMUFPA reúne alunos dos cursos com habilitação em instrumento musical que estudam as disciplinas de Canto Coral I e II, além dos alunos do Curso Técnico em Canto Coral que integram o Coro Técnico da EMUFPA. Com um repertório popular, o nosso coral vai interpretar arranjos originais de bregas paraenses, música brasileira, trilhas musicais e uma canção natalina, oferecendo ao público um pouco do que foi trabalhado neste segundo semestre durante as aulas”, adianta Ediel.

 

No penúltimo dia de evento, 15 de dezembro, o Coro Regina Coeli se revezará no palco com o premiado Coro Carlos Gomes, regido pela maestrina Maria Antônia Jiménez, que também é a atual coordenadora dos Grupos Artísticos da Fundação Carlos Gomes, ao qual o coro faz parte. A maestrina fala sobre a expectativa de participar do primeiro encontro de corais realizado pela FCG. “Eu acho muito importante a FCG abrir esta nova janela para os coros de Belém, afinal, já existem eventos com enfoque nos mais variados instrumentos e, agora, nós coralistas também teremos a oportunidade de ter um encontro voltado para o canto coral. Vale a pena valorizar os coros e também os maestros, que tomam conta desse trabalho”, fala animada.

 

“A Fundação tem um coro que é referência no Estado, o Coro Carlos Gomes, que vai completar 25 anos em 2020. Por isso, este encontro será muito significativo para nós. Poderemos nos apresentar e, no Concerto de Encerramento, todos os coros que participaram estarão juntos se confraternizando no Theatro da Paz, às vésperas do Natal. ”, informa a maestrina.

 

Para fechar a programação do Encontro de Coros do Pará, será realizado um grande concerto para o público. O Concerto de Encerramento será no dia 22 de dezembro, às 10 horas, no Theatro da Paz, com entrada franca (não haverá retirada de ingressos). Na ocasião, todos os coros que participaram do evento irão se reunir no palco para cantar juntos. Os cantores serão acompanhados pela Orquestra Jovem Vale Música e regidos pelo maestro Miguel Campos Neto.

 

O primeiro Encontro de Coros do Pará é mais uma ação da Fundação Carlos Gomes com o  Governo do Estado, que tem como missão difundir a educação musical como instrumento de socialização, promover a inclusão social através da música e garantir ensino musical de qualidade para crianças, jovens e adultos no Estado do Pará.

 

Programação:

 

07.12.2019 – 18 horas – Igreja de Santo Alexandre

·        Gran Coral da EMUFPA

·         Coruní – UFPª.

08.12.2019 – 18 horas – Igreja do Carmo

·        Amiguinhos de Jesus

·        Infantil Vale Música

14.12.2019 – 19 horas - Igreja do Perpetuo Socorro

·        Madrigal da UEPA

·        Dóris Azevedo

15.12.2019 – 18 horas - Igreja de São Raimundo

·        Regina Coeli

·        Coro Carlos Gomes

22.12.2019 – 10 horas – Theatro da Paz

·        Concerto de Encerramento com os coros participantes do encontro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto e foto: Mayave Ribeiro

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3201-9450
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9480

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.