Logo do estado

Encontro de Coros do Pará finaliza agenda cultural do Carlos Gomes

Versão para impressãoEnviar por email
Realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Carlos Gomes (FCG), o Encontro de Coros do Pará vai acontecer nos dias 17,18,19 e 20 de dezembro. O evento finaliza o calendário cultural da Instituição que, assim como todos os órgãos do Estado e a população em geral, viveu este ano as restrições sociais devido a pandemia da COVID-19. Os 11 coros infantil e adulto participaram de gravações na Igreja Catedral da Sé. O público poderá acompanhar os concertos gravados na TV Cultura e no canal do Youtube da FCG às 19h30. Além das apresentações, a programação vai contar com três palestras sobre canto coral e saúde vocal, que também estarão disponíveis no canal às 10h. 
 
Além de finalizar a produção artística do ano, o Encontro de Coros celebra a chegada do Natal e, este ano, foca na importância da valorização da vida e da fé diante dos obstáculos que o mundo está enfrentando por causa do coronavírus. No concerto de encerramento, o grande coral cantará a uma só voz, de forma virtual. 
 
No primeiro dia de concertos o público vai conferir a apresentação do Coral Infanto-juvenil Vale Música, sob a regência da maestrina Eliane Fonseca; o coral do município de Castanhal Scolla Cantorum, que tem Silvio Rodrigues como regente; o Coral Vozes da Amazônia, com regência de Eduardo Nascimento e o Coro Carlos Gomes, regido pela maestrina Maria Antônia Jiménez, que também é a coordenadora dos Grupos Artísticos da FCG. 
 
O segundo dia de apresentações será com Coro Infanto- Juvenil “Amiguinhos de Jesus”, com regência Sara da Silva; Coro “Coruní” da UFPA, regido por Cristina Mami Owtake; Coral “ Jayme Ovalle”, do município de Canaã dos Carajás, que tem como regente Josué da Luz Moraes e Coro “Fazend’arte”, regido por Thais Cybelle Araújo. No dia seguinte, mais três coros participam, são eles: Coral AABB FENABB JÚLIA MOUSINHO, com regência de Mario Rinaldo; Grupo “Sonare”, regido por Thais Cybelle e Grupo Vocal “Cantores Contemporâneos”, com a maestrina Ana Maria Souza. 
 
No concerto do grande coral, que marca o encerramento do evento, os corais participam juntos, de forma virtual, com a produção de um vídeo natalino. As apresentações serão transmitidas pela TV Cultura e disponibilizadas simultaneamente no canal da FCG, às 19h30. 
Palestras - O II Encontro de Coros do Pará vai trazer ainda as palestras com a Profª . Marcia Salomão “Fonoaudióloga” falando sobre a fisiologia que envolve o canto; a Palestra com a Profª Lúcia Passos (Cantora Lírica), discutindo sobre a “Fisiologia da Voz Infantil” e a palestra a Profª Eiko Senda ( cantora Lírica) que vai tratar da “Fisiologia da Voz Adulta”. 
 
Palestras - O II Encontro de Coros do Pará vai trazer ainda as palestras com a Profª . Marcia Salomão “Fonoaudióloga” falando sobre a fisiologia que envolve o canto; a Palestra com a Profª Lúcia Passos (Cantora Lírica), discutindo sobre a “Fisiologia da Voz Infantil” e a palestra a Profª Eiko Senda ( cantora Lírica) que vai tratar da “Fisiologia da Voz Adulta”.
 
O Encontro de Coros do Pará tem como objetivo promover a reunião de coros de diversas instituições públicas e privadas da cidade. O evento é mais uma ação da Fundação Carlos Gomes com o Governo do Estado, que tem como missão difundir a educação musical como instrumento de socialização, promover a inclusão social através da música e garantir ensino musical de qualidade para crianças, jovens e adultos no Estado do Pará.
 
 
 
 
Programação:
 
17.12.2020
10hs
– Apresentação da Palestra 
- Palestra Profª .Márcia Salomão “Fonoaudióloga” 
 
17.12.2020
19h30
– Abertura profª Glória Caputo 
 - Coral Infanto-juvenil Vale Música (regência Eliane Fonseca) 
- Scolla Cantorum – Castanhal (regência Silvio Rodrigues) 
- Coral Vozes da Amazônia (regência Eduardo Nascimento) 
- Coro Carlos Gomes (regência Maria Antônia Jiménez) 
__________
 
18.12.2020
10hs
– Apresentação Palestra 
- Palestra Profª Lúcia Passos- Cantora “Fisiologia da Voz Infantil”
 
18.12.2020
19h30
- Coro Infanto- Juvenil “Amiguinhos de Jesus" (regência Sara da Silva) 
- Coro “Coruní” da UFPA (regência Cristina Mami Owtake) 
- Coral “ Jayme Ovalle” – Canaã dos Carajás (regência Josué da Luz Moraes) 
- Coro “Fazend’arte” (Thais Cybelle Araújo)
__________
 
19.12.2020
10hs
– Apresentação Palestra 
- Palestra Profª Eiko Senda - Cantora  “Fisiologia da Voz Adulta”
 
19.12.2020
19h30
- Coral AABB FENABB JÚLIA MOUSINHO​ (regência Mario Rinaldo) 
- Grupo “Sonare” (regência Thais Cybelle) 
- Grupo Vocal “Cantores Contemporâneos” (regência Ana Maria Souza)
__________
 
20.12.2020
19h30
– Apresentação Grande Coral (com todos os coros participantes)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Texto e foto: Mayave Ribeiro
 
 

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3201-9450
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9480

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.