Logo do estado

Festival de Música Brasileira encerra edição histórica

Versão para impressãoEnviar por email

O Festival de Música Brasileira resgata, em uma semana de concertos, obras de grandes compositores do país. Hoje, às 19h30 pela TV cultura e 19h45 pelo canal do Youtube da Fundação Carlos Gomes (FCG), será realizado o concerto de encerramento da edição e, amanhã (13.11), às 18h, somente no canal do youtube, uma palestra com o músico convidado, o maestro e compositor Edmundo Villani Côrtes, fechará a programação. Essa é a primeira vez que o festival é transmitido pela tv e internet.

Nesta edição histórica, que foi planejada devido a pandemia do coronavírus ter causado o distanciamento social, o uso dos meios virtuais atrairam, outras plateias para o festival. As visualizações nos vídeos do canal do Youtube mostraram, no decorrer da semana de apresentações online, que o público comparece e prestigia os músicos do IECG.

 

Para a professora de piano do curso de música da Universidade Estadual do Pará (UFPA) Gabriella Affonso, que foi uma das convidadas do festival e tocou junto com os alunos do Curso de Bacharelado em Música, os desafios foram superados e todos foram vencedores. “Temos que nos adaptar a esses tempos. Parabenizo a direção de esino do Instituto Estadual Carlos Gomes pela organziação da programação e produção e agradeço pelo convite. Para que a cultura continue viva, é muito importante que esses esforços aconteçam. Pela primeira vez o festival foi todo gravado, deixando assim um registro das performances dos músicos e das obras interpretadas, é um material para o futuro, diz a musicista.

 

O festival deixou os alunos novamente entusiasmados, eles ficaram felizes em poder participar. Os alunos tiveram um mês para a preparação, que aconteceu remotamente e, apesar de todos esses desafios, eles se saíram muito bem e apresentaram ótimos concertos de câmara. O distanciamento social foi o principal desafio para todos nós, mas conseguimos ultrapassar essas barreiras e intepretar as obras dos grandes compositores”, fala animada Gabriella Affonso.

 

O evento integra professores, alunos e convidados especiais. Para Arthur Duarte, aluno de piano do Bacharelado em Música do IECG, a experiência foi muito interessante. “É um pouco diferente. Não sentimos muito o frio na barriga ao tocar no palco, mas nos preocupamos em transparecer nossa alegria em poder fazer parte dos concertos. No geral, eu diria que ao tocar dessa maneira senti uma sensação diferente em relação a um concerto com a plateia perto. Não senti o nervosismo ao tocar na frente das pessoas, mas tive que estar focado para fazer tudo bem feito, comenta.

Na programação do Concerto de Encerramento, que acontece hoje, os alunos e professores vão interpretar obras do músico convidado, o pianista, maestro, arranjador e compositor e membro da Academia Brasileira de Música, Edmundo Villani Côrtes e, amanhã (13), às 18h, o maestro vai participar de uma palestra somente no canal do Youtube da FCG, mediada pelo coordenador do Bacharelado em Música do IECG, professor Ronaldo Sarmanho.

 

Link canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCzgZGZM_SjxZ45EcQXZQVrw?fbclid=IwAR3IrR_yr1HYYst0-OxUG6srmEUXSdmZ5-k35q4s1L9LM1kwnBogIDVFyPw

 

Programa Concerto de Encerramento

 

12.11 - Concerto de Encerramento com obras de Edmundo Villani Cortês

(19h30 TV Cultura e 19h45 Canal do Youtube FCG)

 

Concerto para vibrafone e orquestra

- Desafio

Bruno Azevedo, vibrafone e Maria Lúcia Azevedo, piano

 

Canção de Carolina

Jonathan Miranda, flauta transversal e Adriana Azulay, piano

 

Alma da Natureza

Davi Caricchio, piano

 

Prelúdio nº10

Arthur Duarte, piano

 

Balada dos 15 minutos

Celso Ribeiro, piano

 

Prelúdio nº9

Elaine Loureiro, piano

 

Jongata -Trio

Bruno Valente, violoncelo; Márcio Carvalho, clarinete e Renata Tavernard, piano

 

Cinco Miniaturas para flauta doce e piano

- Prelúdio

- Toada

- Choro

- Cantiga de Ninar

- Baião

2FEB8 –Duo Flauta Doce e Piano: Daniel Vieira-Zharbo, piano e Guilherme dos Anjos, flauta doce

 

Série Brasileira Para flauta doce e piano

- Ponteio

- Modinha

- Valsa

- Choro

2FEB8 –Duo Flauta Doce e Piano: Daniel Vieira-Zharbo, piano e Guilherme dos Anjos, flauta doce

 

Beiráceas - para quinteto de metais

- Moderato (Toada)

Érico Veríssimo, trompete I; Ilson Cruz, trompete II; Abner Felipe Rodrigues, trompa; Anielson Ferreira, trombone

e Giovanni M. Sales, tuba

 

13.11 - Palestra com maestro Edmundo Villani Côrtes

(18h – Youtube)

Edmundo Villani Côrtes é recebido no canal do Youtube da FCG pelo coordenador do Bacharelado em Música do IECG, professor Ronaldo Sarmanho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tesxto: Mayave Ribeiro

 

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3201-9450
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9480

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.