Projeto Música nos Museus abre temporada com Coro Carlos Gomes

Integrando o Programa Por Todo o Pará, o Projeto Música nos Museus iniciará as apresentações do primeiro semestre do ano com um concerto do Coro Carlos Gomes, que vai acontecer no dia 10 de março, às 19 horas, na Igreja de Santo Alexandre, com entrada franca. O grupo regido pela maestrina Maria Antônia Jiménez faz parte dos Grupos Artísticos da Fundação Carlos Gomes. O Música nos Museus é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e seu Sistema Integrado de Museus (SIIM) e oferece concertos gratuitos ao longo do ano.

As apresentações acontecem em museus de Belém e, tem como objetivo a popularização e difusão da música de concerto, buscando trazer para o cotidiano da cidade esse estilo, praticado pelos músicos e professores formados pelo Instituto Estadual Carlos Gomes.

O primeiro concerto do ano trará o Coro Carlos Gomes como atração. Maria Antônia Jiménez, maestrina do Coro e coordenadora dos Grupos Artísticos da FCG fala da importância social do Projeto Música nos Museus como janela para o compartilhamento da arte. “Este projeto dá oportunidade para as pessoas poderem ocupar espaços nobres de Belém e que são públicos. Todas as pessoas que quiserem podem prestigiar as apresentações sem pagar nada. É possível conhecer artisticamente os músicos que se formam e entender como é feito o trabalho dos alunos e professores. É uma grande oportunidade para aproveitar essas programações na Igreja de Santo Alexandre”.

Ela conta ainda que, o repertório para a noite do concerto está sendo preparado especialmente para a volta da temporada do Projeto. “Iremos fazer um concerto com música brasileira e música popular paraense. Será muito interessante para o público pois, irão assistir músicas que nunca nos viram cantar. O público vai poder conhecer mais uma faceta do nosso Coro”, diz animada.

Próximas apresentações – Ainda no primeiro semestre, devem se apresentar no Projeto Música nos Museus os grupos: Coral de Trombones, Orquestra de Violões, Grupo de Música Antiga, violonista Maurício Gomes, entre outros. Os concertos são mensais, sempre com entrada franca. Até junho, as apresentações acontecerão na Igreja de Santo Alexandre (localizada na praça Frei Galvão, s/n – Cidade Velha) e, no segundo semestre a coordenação do evento irá divulgar onde serão os concertos dos meses seguintes.

Para os alunos e professores do “Carlos Gomes”, o contato com o público faz parte do aprendizado musical e da familiarização com o palco e com a plateia. De acordo com a maestrina Maria Antônia Jimenez, “para os alunos é maravilhoso, principalmente por terem a chance de se apresentarem em um lugar tão importante da cidade, como é a Igreja de Santo Alexandre. Eles se sentem bem fazendo música ali, afinal, a acústica é ótima e esteticamente é muito bonito. Lá, eles também podem mostrar para seus familiares o seu talento, assim como para a comunidade em geral.

Texto e Foto: Mayave ribeiro