Projeto Música nos Museus apresenta a “Noite do Piano”

A Igreja de Santo Alexandre recebe na próxima terça-feira (17), às 19 horas, com entrada franca, um recital de piano, formado por alunos do curso de bacharelado do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). No repertório da noite, foram escolhidas obras de H. Villa-Lobos, F. Chopin, J.S. Bach e C. Debussy. A apresentação faz parte do Projeto Música nos Museus, que acontece todo mês em Belém. O projeto integra o Programa Cultura por Todo o Pará, promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e seu Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), em parceria com a Fundação Carlos Gomes (FCG).

O objetivo da ação nos museus do Estado visa a popularização e difusão da música de concerto, buscando trazer para o cotidiano de Belém esse estilo, praticado pelos músicos e professores formados pela FCG.

De acordo com Gabriela Affonso, professora da classe de piano do IECG, a apresentação gera grande entusiasmo nos alunos, pois será o momento de mostrar para o grande público o trabalho que vem desenvolvendo na academia. “Os alunos Davi Santos e o Arthur Duarte estão no primeiro ano, a Elaine Loureiro está no terceiro ano e o Celso Ribeiro está no último ano do curso, ou seja, teremos uma apresentação que mostrará a evolução dos estudos ao longo dos semestres. Todos são muito talentosos e estão entusiasmados e trabalhando com essas composições. O recital será uma mostra do trabalho deles, e ao mesmo tempo, uma espécie de “treino”, pois eles estão se preparando para fazer um Concurso: XIII edição do Concurso Dóris Azevedo para Jovens Musicistas que ocorrerá em outubro”, avalia a professora Gabriela.

No recital, os alunos Davi Santos, Arthur Duarte, Elaine Loureiro e Celso Ribeiro irão apresentações as músicas na seguinte ordem: Prelude nº 10 (v.1) “Cathedrale Engloutie”, de C. Debussy; - Alma Brasileira (Choro nº 5), de H. Villa-Lobos; - Estudo op. 25 nº 5, de F. Chopin; Polonaise op. 26 nº 1, também de F. Chopin; Prelude nº 5 (v.2) “Bruyères”, de C. Debussy; Estudo op. 10 nº 5, de F. Chopin. Seguindo na noite, também estão previstas a interpretação das músicas Prelúdio e Fuga nº 21 (1º cad.) em Sib Maior do Cravo Bem Temperado BWV 866, de J.S. Bach; Polonaise op. 26 nº 1 e Estudo op. 25 nº 1, de de F. Chopin; Prelúdio e Fuga nº 9 (1º cad.) em Mi Maior do Cravo Bem Temperado BWV 866, de J.S. Bach e Impressões Seresteiras (Ciclo Brasileiro), de H. Villa-Lobos.

Serviço: Recital de piano com os alunos do curso de bacharelado do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), no dia 17 de setembro, às 19 horas, na Igreja de Santo Alexandre. No repertório da noite, foram escolhidas obras de H. Villa-Lobos, F. Chopin, J.S. Bach e C. Debussy. A apresentação faz parte do Projeto Música nos Museus, que acontece todo mês em Belém. O projeto integra o Programa Cultura por Todo o Pará, promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e seu Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), em parceria com a Fundação Carlos Gomes (FCG).

Alunos do Curso de Piano do IECG com a professora Gabriela Affonso

Texto: Mayave Ribeiro