Logo do estado

Provas práticas do concurso para professor de música da FCG serão realizadas neste domingo em Belém

Versão para impressãoEnviar por email

Começam neste domingo (02 de setembro), em Belém, as provas do concurso público para provimento de cargos de professor de música da Fundação Carlos Gomes (FCG). É a primeira vez que a instituição realizará um concurso público de provas e títulos com a finalidade de preencher 90 vagas de professor de música, professor auxiliar de música e técnico em música.

Conforme o edital do concurso, os candidatos serão submetidos a provas práticas para avaliar o desempenho técnico dos músicos no instrumento musical ou área de habilitação para o qual estão inscritos. As provas terão início a partir de 8h da manhã e serão realizadas nas dependências do Instituto Estadual Carlos Gomes, localizado na Av. Gentil Bittencourt, 977.

De acordo com a organização do concurso, os programas da Prova Prática são de nível avançado tanto para avaliação de candidatos à carreira docente como para técnicos em música, ambos de nível superior. Essa avaliação compreende aspectos pertencentes a cada área de habilitação ou instrumento: condução de um grupo musical para candidatos à Regência de Banda, Regência de Coro e Regência de Orquestra; domínio da habilidade de tocar um instrumento, para candidatos de Instrumentos e Música de Câmera; percepção, solfejo e execução instrumental para candidatos de Teoria I, Teoria II e Musicalização; percepção, apreciação musical e execução instrumental para candidatos de História da Música; compor e fazer arranjos para candidatos de Composição e Arranjo; execução instrumental para candidatos de improvisação e a habilidade de cantar para candidatos de Canto Lírico.

Neste domingo, farão a prova prática os candidatos aos Cargos de Professor de Música e os que estão inscritos para o Cargo de Técnico em Música. O candidato que não obtiver a nota mínima 7,0 (sete) na Prova Prática será eliminado.

Para saber detalhes sobre a realização da prova prática, o candidato deve acessar o endereço eletrônico que consta do edital do concurso e imprimir o Cartão de Confirmação, pois o documento contém a data, o local e a hora da prova.

O Diretor do IECG, Claudio Trindade, alerta os candidatos sobre o cumprimento do horário de início das provas. ‘Os candidatos devem chegar rigorosamente no horário do concurso e não esquecer de trazer o instrumento musical para poder fazer a prova prática, com exceção dos inscritos para piano, bateria e percussão’.

De acordo com Trindade, as bandas examinadoras são formadas por renomados docentes. ‘Todos os professores examinadores que vão participar das bancas integram instituições renomadas de ensino da música e já realizaram trabalhos importantes na área musical tanto no brasil e quanto no exterior’, assegurou o diretor.

A executora do concurso é a Universidade do Estado do Pará (UEPA). O Resultado de cada fase eliminatória do concurso será publicado no Diário Oficial do Estado e divulgado no endereço eletrônico http://www2.uepa.br/concursofcg2018

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3201-9450
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9480

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.