Superintendente da Fundação Carlos Gomes faz visita técnica à Marapanim

Na última sexta-feira (26/04), a superintendente da Fundação Carlos Gomes, professora Glória Caputo, esteve em Marapanim para fazer uma reunião com as autoridades locais e uma visita técnica à Banda União Marapaniense, conveniada à FCG. A visita faz parte de uma série de encontros agendados com as bandas de música do Estado. Além da visita à sede da banda, a superintendente também esteve com os alunos do projeto Música e Inclusão, da Escola Zara Trindade e com diretores e professores da Escola de Música Santa Cecília. A União Marapaniense foi criada há 122 anos e completa este ano, 108 anos de reorganização.

A superintendente foi recebida pelos líderes comunitários e pelos músicos da Banda União Marapaniense. Também estiveram no encontro Elielson Gomes, secretário municipal de cultura; José Raimundo, secretário de educação de Marapanim; Marcos Leandro, representante do Selo Unicef em Marapanim; Pedro Alcântara, representante da Secretaria Municipal de Administração; Sandra Costa, representante das Associações de Bandas de Músicas e Marcos Costa, secretário municipal de agricultura.

Segundo Elielson Gomes, secretário municipal de cultura, a visita era esperada há algum tempo. “Nós estamos muito lisonjeados por ter tido aqui a presença da superintendente da FCG. Quando solicitamos a visita técnica, sabíamos que íamos ser atendidos e, hoje podemos celebrar a continuidade da parceria entre a nossa banda e a FCG. Esse encontro era é muito importante para nós”, disse o Secretário.

A superintendente da FCG, professora Glória Caputo, informou aos líderes comunitários que, pretende estreitar a parceria com a União Marapaniense e as outras bandas conveniadas à FCG através do intercâmbio dos músicos em eventos do Carlos Gomes em Belém e a realização de oficinas. Planejamos oferecer oficinas nos municípios onde temos o Projeto de Interiorização e, também iremos convidar os músicos de Marapanim e das outras bandas para participarem de apresentações junto com a Banda do Instituto Estadual Carlos Gomes. Essas ações, que estão previstas para o segundo semestre do ano, abrirão a visão musical dos jovens que tocam na Banda de Marapanim e nas outras bandas conveniadas à nossa Instituição”, garantiu a superintendente.

O representante do Selo Unicef no município, Marcos Leandro, salientou a importância de momentos como esse. “A comunidade se beneficia desses encontros, pois podemos compartilhar conhecimento uns com os outros e firmar parcerias em benefício das pessoas que vivem no município. Ficamos felizes de ver que nossos jovens estão trilhando o caminho da música. Agradecemos à superintendente da FCG por ter escolhido Marapanim como o primeiro município a ser visitado”, disse Marcos.

A professora Glória Caputo, ressalta que tem grande apreço por Marapanim, que foi um dos primeiros conveniados da FCG, quando em sua primeira gestão na instituição- em 1991, propôs que a Fundação olhasse para os jovens músicos do interior do estado. É muito emocionante estar aqui e parabenizo todos pelo trabalho. No meu primeiro mandato, aprendi muito com o Projeto de Interiorização, foram anos de intenso convívio com os marapanienses e com todas as outras bandas de músicas que foram conveniadas”, afirma Glória. “Ofereço todo o meu apoio e estou lutando junto com esses músicos, acredito que investir nas nossas crianças e jovens é muito importante, afinal, a música é uma das formas mais eficazes de educação e formação de cidadãos conscientes”, finaliza a superintendente.

Texto: Mayave Ribeiro