Logo do estado

XXVI Festival Internacional de Música do Pará - 02 a 09 de junho

Versão para impressãoEnviar por email

Em junho Belém volta a se transformar na capital da música. O XXVI Festival Internacional de Música do Pará acontecerá de 02 a 09 de junho em vários espaços culturais da capital. Haverá concertos, recitais e shows em teatros, anfiteatros, igrejas e casas de espetáculo.

Este ano o Festival vai homenagear o bicentenário de nascimento do compositor Giuseppe Verdi. Também vai celebrar os 180 anos de Johannes Brahms, lembrar o centenário de Benjamim Britten e os 70 anos do compositor brasileiro Almeida Prado.

Como em todos os anos, além da programação artística, o Festival também terá um viés educativo com a realização de cursos, palestras e oficinas para estudantes e profissionais da música. Serão mais de trinta master classes que serão realizados no Conservatório Carlos Gomes.

Uma das novidades deste ano é a montagem experimental da ópera ‘La Traviata’. Idealizada pela cantora lírica paraense Jena Vieira, que trabalha com direção cênica desse tipo de espetáculo nos Estados Unidos e em outros países.  A montagem que será apresentada em Belém usará várias linguagens artísticas como o cinema mudo, o teatro e a ópera.

O espetáculo terá duração de uma hora e meia. No elenco estão as sopranos Dione Colares e Luciana Tavares, além do tenor Antonio Wilson e do barítono Nilberto Viana. O superintendente da Fundação Carlos Gomes, o pianista Paulo José Campos de Melo, fará o acompanhamento da ópera ao piano. Paulo José executará, além da partitura original, as improvisações dos trechos da ópera onde haverá a interação com o filme mudo ‘A Dama das Camélias’, com Rodolfo Valentino.

O Festival trará a Belém artistas nacionais e internacionais de renome e reservará espaço para mostrar todo o talento paraense com a apresentação de grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes .  Já está confirmado o saxofonista americano Paul Haar, que vai se apresentar com a Amazônia Jazz Band, o violonista Yamandu Costa, o saxofonista Léo Gandelmam, Quinteto Uirapuru e o baixista paraense Ney Conceição. 

Outra atração que está sendo muito esperada é a apresentação do grupo alemão de percussão Rostock, considerado um dos melhores do mundo. E também o concerto do violinista italiano Emmanuele Baldini, primeiro violino da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e considerado atualmente o maior músico desse instrumento em atividade no país.

A reunião de músicos paraenses e de outras nacionalidades não para por aí.  Na noite de encerramento, o maestro holandês Jacob Slater, conhecido pelas performances extraordinárias, vai reger a orquestra do festival formada pelos músicos que vieram a Belém para as apresentações e oficinas durante toda a semana do evento.

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3201-9450
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9480

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.