XXXIV FIMUPA traz à Belém grandes nomes da música nacional e internacional

A 34° edição do Festival Internacional de Música do Pará (FIMUPA), realizado pelo Governo do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG), com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), Academia Paraense de Música, Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e Fundação Amazônica de Música (FAM) acontece de 05 a 13 de novembro no Theatro da Paz, Igreja de Santo Alexandre e Sala Ettore Bosio - tradicionais casas culturais da cidade. O XXXIV FIMUPA vai oferecer vinte e dois concertos com músicos de vários países, artistas nacionais e regionais. Os concertos no Theatro da Paz custarão R$10 inteira e R$5 meia e começarão a ser vendidos na bilheteria do Theatro a partir do dia 28 de outubro, as vendas serão feitas somente na bilheteria do Theatro da Paz e em espécie (dinheiro).

O Festival Internacional de Música do Pará, foi criado há 35 anos durante a primeira gestão da professora Glória Caputo à frente da FCG e busca em sua essência proporcionar uma troca de experiência entre músicos de diversas partes do Brasil e do mundo e ainda promover um encontro do erudito com o público paraense.
De acordo com a Professora Glória Caputo, superintendente da FCG, o FIMUPA nasceu de uma coincidência, "naquele ano, diversas instituições ligavam oferecendo apresentações de grupos de câmera. Nós aceitamos e juntamos todas as apresentações para a mesma semana, incluímos nossos grupos locais e montamos uma programação. A partir daí, o Festival só cresceu e hoje promove cursos, oficinas, masterclass com instrumentistas, maestros e cantores convidados que participam dessa intensa semana musical no Pará”, explica a gestora.

Atrações Internacionais – Com a volta das apresentações presenciais e abertura das fronteiras, este ano, o FIMUPA receberá o quarteto de cordas Beo String Quartet (EUA) que estará com a pianista paraense Nathália Kato, o pianista ucraniano Vitaly Pisarenko e o pianista Paolo André Gualdi (Itália/EUA), além do conjunto de música de câmara Amici Ensemble (BRA/EUA/Rússia). Também está programado o concerto com o violinista Geza Hossu (Suíça) e o Duo de Saxofone e Piano Kolesov Grinevich (Rússia), que participou da edição anterior do FIMUPA.

Atrações Nacionais - Músicos brasileiros de renome mundial também vão se apresentar no XXXIV FIMUPA. Virão a Belém os cariocas do Quarteto Atlântico e a violinista Priscila Rato, o Noneto Amazonas (AM), os quarteto Camargo Guarnieri (SP), o maestro Abel Rocha (SP), bem como o maestro Roberto Tibiriçá (SP), que já se apresentou diversas vezes no festival.  Também está programada a participação do pianista Estefan Iatcekiw (PR) e da pianista paraense Maria Helena Andrade, vai apresentar seu recital solo e lançar o CD Miscelânia Brasileira dentro da programação d FIMUPA.

Os grupos artísticos de Belém também farão parte da retomada do FIMUPA, como o Duo Pagliosa-Gomes, o Quarteto Carlos Gomes Belém, os grupos de percussão Economic Quartet/ Banda Bora?, o Bakari Trio, o trio Toccata Brasilis, além da Filarmônica Multiarte da Amazônia (Filma) - regência de Cibelle J. Donza, Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) - regência de Miguel Campos Neto, Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e Amazônia Jazz Band - regência Eduardo Lima. Também haverá concertos da Orquestra do Festival, que é formada por todos os músicos solistas e convidados que participam do FIMUPA, tocando em uma grande orquestra no Theatro da Paz.

Além das apresentações, quem quiser, também poderá assistir aos masterclasses de instrumentos que serão ministrados pelos músicos convidados. As inscrições para participar das aulas já estão abertas e seguem até o dia 28/11. As inscrições serão realizadas via formulário online.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO MASTERCLASS: https://forms.gle/szm2AfDs9AZBusp86

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA:

Sala Ettore Bosio

07/11 - 12h
Duo Pagliosa - Gomes

08/11 - 12h
Quarteto Carlos Gomes Belém

09/11 - 12h
Economic Quartet/ Banda Bora

10/11 - 12h
Quarteto Atlântico

11/11 - 12h
Bakari Trio

Igreja de Santo Alexandre

06/11 - 18h
Maria Helena Andrade (piano)

07/11 - 18h
Noneto Amazonas

08/11 - 18h
Beo String Quartet  & Nathália Kato (piano)

09/11 - 18h
Quarteto Camargo Guarnieri

10/11 - 18h
Orquestra Filarmônica Multiarte da Amazônia (Filma) - regência de Cibelle J. Donza

11/11 - 18h
Toccata Brasilis

Theatro da Paz

05/11 - 20h30
Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) - rência de Miguel Campos Neto - solista Paolo André Gualdi (piano)

06/11 - 11h30
Amazônia Jazz Band - regência de Eduardo Lima

06/11 - 20h30
Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) - regência de Abel Rocha - solista Priscila Rato (violino)

07/11 - 20h30
Noite da Percussão com Grupo de Percussão do IECG, Coro Carlos Gomes e solista Aquim Sacramento (percussão)

08/11 - 20h30
Vitaly Pisarenko (piano)

09/11 - 20h30
Amici Ensemble

10/11 - 20h30
Geza Hosszu-Legocky (violino) e Tony Yang (pianista)

11/11 - 20h30
Duo Kolesov Grinevich (saxofone e piano)

12/11 - 20h30
Orquestra do Festival - regência de Roberto Tibiriçá - solista Estefan Iatcekiw (piano)

13/11 - 11h30
Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes  - regência Anielson Ferreiram, maestro assistente  Cleyson Ataide Pitthy e solista Adnelson Aezevedo (trombone)

13/11 - 20h30
Orquestra do Festival - regência de Roberto Tibiriçá - solista Estefan Iatcekiw – pianista

texto: Mayave Ribeiro

Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.