
Foi realizada nesta quinta-feira (17) na Catedral Metropolitana de Belém, a Missa de sétimo dia do maestro Silvério Maia, que faleceu semana passada em João Pessoa, na Paraíba. O músico, que lecionou no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), foi homenageado com um recital de canto quaresmal que teve a participação da Schola Cantorum e do Coral Santa Celília.
A homenagem contou com a participação do superintendente da Fundação Carlos Gomes, o pianista Paulo José Campos de Melo, que tocou o órgão da catedral (cavaillè- coll) e dos solistas Simone Serruya, Rita Cavalcante, Heitor Carneiro, Diogo Maia e Mariluz Vidonho. Além da regência do professor Eduardo Nascimento, que leciona canto do IECG.
Nascimento lembrou que cantou em um grupo regido por Silvério Maia e falou sobre a importância do maestro. ‘Ele teve uma importância muito grande como regente e arranjador. Muitas músicas paraenses tiveram arranjos feitos por ele. O professor Silvério Maia também foi responsável pelos arranjos para Coro feitos para composições do maestro Waldemar Henrique’.
No recital em homenagem a Silvério Maia, os músicos interpretaram um repertório sacro com as seguintes composições: Oratório das Sete Palavras (Severio Mercadante), Árias do Magnificat de J. S. Bach e Pie Jesu (A. L. Weber). O coro ‘João Bosco Castro’, que Silvério Maia regeu, e que anteriormente se chamou Madrigal da UFPA, cantou na missa que antecedeu ao concerto.
Na página do maestro no Facebook, amigos, familiares e alunos deixaram mensagens de agradecimento pelos ensinamentos adquiridos durante a época em que o músico lecionou em Belém. O pianista Robenare Marques foi um dos que deixou um depoimento: ‘Obrigado Mestre Silvério Silverio Maia pelos ensinamentos deixado a este eterno aprendiz, você cumpriu sua missão aqui neste plano com muita dedicação, serenidade e muito amor. Descanse em paz tendo a certeza de que seus alunos serão eternamente gratos e sempre o terão como exemplo e alicerce na Docência Musical’, escreveu o pianista.

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.