A Fundação Carlos Gomes realiza, nos dias 16 e 17 de junho, o espetáculo musical A Bela e a Fera, na Igreja de Santo Alexandre, às 19h, com entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação máxima da plateia. A história dos personagens do conto será apresentada, a partir de uma livre adaptação, pelos alunos dos projetos de extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes.
A Fundação Carlos Gomes e o Instituto Estadual Carlos Gomes abrem inscrições gratuitas para 24 masterclasses com professores da instituição e músicos convidados do 37° Festival Internacional de Música do Pará. Os interessados podem se inscrever por meio do formulário on-line disponível no período de 23 a 29 de maio no site da instituição.
Na última quinta-feira (15), os alunos do Grupo Musical Usina do Som, que faz parte do polo Castanhal do Projeto de Interiorização da Fundação Carlos Gomes, realizou sua primeira apresentação. Os alunos de flauta doce se apresentaram na abertura do evento Maio Laranja: Eu me Protejo, realizado na Usina da Paz de Castanhal.
Na manhã de hoje (14), a Fundação e o Instituto Estadual Carlos Gomes receberam a visita da diplomata do Consulado do Japão em Belém, a Sra. Makiko Ito, e sua agente Rosa Kamada. No encontro, o consulado convidou os alunos do IECG para participarem do workshop e concerto da Banda Japonesa Mikage Project World Tour 2025, que será realizado no Teatro Estação Gasômetro, nos dias 25 e 26 de Junho e da Semana do Japão no Pará, com um convite para a realização de uma apresentação artística na programação do evento.
Na última sexta-feira (09), os alunos de flauta doce, do projeto de Interiorização da Fundação Carlos Gomes, apresentaram o primeiro recital da turma. O recital aconteceu no teatro da Usina da Paz de Marabá e contou com a presença da comunidade e das mães dos alunos, que receberam uma homenagem especial dos estudantes de música do projeto.
A Fundação e o Instituto Estadual Carlos Gomes convidam os alunos de clarineta para um masterclass com a professora Paula Pires (Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro), que será realizada amanhã (07), às 14h, na Sala Ettore Bosio.
Não haverá inscrição prévia, basta comparecer ao local.
Por meio do projeto Música nos Museus, a série de apresentações gratuitas em espaços de Belém, realizadas pela Fundação Carlos Gomes, está de volta. Neste mês de maio, o projeto vai promover três recitais especiais. A primeira apresentação será um Duo de Violão, realizada na quinta-feira (8), às 16h, no Auditório da Justiça federal, com entrada gratuita.
A Fundação Carlos Gomes, por meio do Projeto de Interiorização, realizou nos dias 24 e 25 de abril uma Oficina de Manutenção de Instrumentos para 30 professores e alunos da escola de música da Fundação Casa da Cultura de Marabá. A parceria entre a prefeitura de Marabá e a Fundação Carlos Gomes possibilitou a ação inédita, que é voltada para a banda de música da cidade, e foi ministrada pelo luthier Natanael Oliveira dos Santos, que faz parte da luteria da FCG.