Logo do estado

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Recital de Formatura na habilitação Composição e Arranjo reúne experientes músicos paraenses

Versão para impressãoEnviar por email

A Fundação Carlos Gomes (FCG) realiza hoje a noite o recital de formatura dos músicos Augusto Cezar Meireles de Castro, Hezir Pereira da Silva , Marcelo Fernandes, Leonardo Vieira Venturieri e Luis  Santana  Balieiro. Todos são músicos experientes, com extenso currículo profissional, que estão concluindo o Bacharelado em Música na habilitação ‘Composição e Arranjo’ do IECG/Uepa.

O recital será às 19h no Teatro Waldemar Henrique. Os músicos são da classe de composição e arranjo dos professores Sergio Molina (Composição) e Paulo Tiné (Arranjo), professores que ministram módulos no curso de Bacharelado em Música no Instituto Estadual Carlos Gomes. 

As apresentações dos formandos vão contar com a participação de vários instrumentistas e interpretes paraenses.

A seguir um pouco mais sobre a trajetória desses experientes músicos paraenses que estão concluindo o Bacharelado.

Augusto Cezar Meireles de Castro

Mais conhecido como Baboo Meireles, é paraense de Belém. Autodidata, estudou violão clássico com os professores Joel Pereira e Tó Teixeira na Escola de Música da UFPA e no Conservatório Carlos Gomes. Em 1980, estudou contrabaixo com a professora Linda Kruegger (EUA), de 1987 a 1988 com o professor Marin Lliev  (Búlgaria). Em 1992, teve aulas de baixo elétrico  e  improvisação  com  Nico  Assumpção  (BRA),  na  Escola  de  Música de Brasília. Músico profissional há quase 30 anos, já atuou com praticamente todos os artistas paraenses, compositores e cantores.  Integrou a Banda  Fruta  Quente,  com  quem gravou 05 CDs. Seu primeiro trabalho autoral foi um CD chamado Estrela.

Em 2009, participou como baixista do Brazilian Day London, acompanhando o cantor e compositor paraense Marco André. Além de instrumentista, é produtor  musical,  arranjador  e compositor. Desenvolve pesquisa  sobre  a  música  amazônica, ritmos  paraenses, suas  origens  e  influências.  É contrabaixista da Orquestra Amazônia Jazz .

Hezir Pereira da Silva  

Natural de Belém,iniciou os estudos musicais aos 13 anos.  Aos 20, foi aprovado  no  concurso  público  para  clarinetista da Banda da Polícia Militar.  É tecladista, baixista, violinista, guitarrista, saxofonista, editor de músicas no programa Sibelius e Técnico Instrumentista de Banda/EMUFPA. Estudou teoria e solfejo  no  Corpo  de  Bombeiros  do Estado do Pará. Participou do  I Encontro  dos  Compositores  Latino-Americano  de  Bandas  em  Tatuí  (2005). Durante o Painel FUNARTE de Bandas/Bragança-PA(2013),  estudou Regência de Bandas com o Maestro Marcos Sadao/São Paulo. Participou do  Projeto  de  Restauração  e  Edição  de  Partituras  de  Obras  dos Compositores Paraenses  (UFPA).

Escreve e  compõe  para  diversas  Bandas  de  Música  e  Orquestras Evangélicas do  País,  nas  mais  variadas  formações  e  estilos.  É coordenador dos  projetos  Musicalizarte  e  Escola  de  Música  na  Assembleia  de  Deus,  em Belém. 

Leonardo Vieira Venturieri

Compositor, iniciou a carreira na adolescência, conquistando vários  prêmios  em  festivais  de  música  popular.  Em Belém, fez trilhas sonoras para cinema e teatro. Foi contemplado duas vezes com a Bolsa de Pesquisa e Experimentação em Arte, do Instituto de Artes do Pará com os projetos ‘A  Imagem  da  Música’  (2007) e ‘ Em Symphonia Globulifera’ (2010).

Em 2010, fundou um projeto Black Cabala com Edson Santana, misturando  rock clássico  com  batuques  afrobrasileiros.  A partir  de  2008,  o compositor  desenvolveu  a “Música  Atômica”:  uma  técnica  de  composição  que utiliza  a  Tabela  Periódica  de Elementos  Químicos  para  reorganizar  séries numéricas  resultando  na  composição Sinfonia  Atômica  No 1,  título  de  sua monografia  da  Especialização  em  Fundamentos  da Criação  Musical,  pela UFPA/ICA (2010).  

Luís Balieiro

Músico percussionista e  flautista  doce,  é  técnico  nestes  instrumentos  pelo Instituto Estadual  Carlos  Gomes. Nascido  em  uma  família  de  músicos,  começou  os  estudos  no  curso  de flauta  doce  e  piano  aos  14  anos  de  idade.  Seu pai tocava  trompete  e  clarinete em  grupos  de  jazz,  carimbó  e  bandas  de  bailes.  Fez parte dos grupos TACAP – Quinteto de Percussão da Amazônia e Grupo  de  Percussão  da  FCG.

Como compositor, compôs a obra para grupo de percussão denominada Pororocando, onde foi apresentada pela 1ª vez no Encontro  Internacional  de  Percussão  em  Santa  Maria/RS;  posteriormente,  a apresentou  no  Theatro  da  Paz,  durante  a  comemoração  aos  20  anos  da Percussão  Erudita  no  Pará. Foi  transcritor  de  parte  das  obras  do  grande  músico  e compositor paraense Adamor do Bandolim.     

Como flautista, participou das Óperas  Dido  e  Enéias,  de  Henry  Purcell  e Orfeu, de  Monteverdi.  Foi também integrante  do  Grupo  de  Música  Antiga  da Fundação Carlos Gomes.  Em estúdio,  participou  de  gravações  importantes  em  CDS  de  Amilcar  Pimenta e Salomão  Habib.  Foi também  tecladista,  diretor,  produtor  e  arranjador  dos  CDs  da  Banda  “Gênesis”. Foi professor de musicalização do IECG, onde hoje é professor de flauta doce.

Marcelo Fernandes

Natural de  Capanema-PA, no  nordeste  do  estado, é compositor, arranjador, guitarrista, violonista e bandolinista,  integrante  do  grupo  Arraial  do  Pavulagem.  Aos 18  anos, começou  a  apresentar-se  com  a  banda  Mosaico  de  Ravena,  que  logo  se destacou com a canção Belém – Pará – Brasil, letra e música de Edmar da Rocha. Em 1989, participou do Festival de Artes de Brasília e  frequentou  as  oficinas  de  violão clássico  e  arranjo  na  Escola  de  Música  da  UNB.  De volta à Belém, estudou teoria  da  música,  solfejo no Conservatório Carlos Gomes.

É formado no Curso Técnico em Violão Clássico, pelo IECG,  em  Técnico  Guitarrista  de  Big  Band,  pela EMUFPA.  É  especialista  em  trilha  sonora  para cinema,  tendo  aulas  com  o  premiado  produtor  Davi  Tygel,  compositor  do grupo  Boca  Livre.  É arranjador da Orquestra de  Violoncelos  da  Amazônia. Atualmente, produz seu primeiro disco solo intitulado AC/DC (Antes da Chuva/Depois da Chuva).

Atualmente, está escrevendo um livro sobre  técnicas  contemporâneas  de  violão  e  finalizou  o  Projeto Amazonías: O Círio Sonoro, sinfonia  em  cinco  movimentos  que  descreve  a trajetória  da  berlinda  na  trasladação  do  Círio  de  Nsa  Sra  de  Nazaré.

 

SERVIÇO:

Recital de Formatura - Bacharelado em Composição e Arranjo

Data: 05 de Dezembro

Hora: 19h

Local: Teatro Waldemar Henrique (Pça da República, Av Presidente Vargas )

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.