Logo do estado

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Elenco da ópera La Traviata ensaia para as duas apresentações no Theatro da Paz

Versão para impressãoEnviar por email

Os cantores líricos que integram o elenco da ópera experimental La Traviata, que será apresentada em Belém nos dias 19 e 20 de março, ensaiam nesta sexta (14), de 18h às 22h, e na manhã deste sábado (15), na sala de musicalização do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), de 10h30 as 12h30, e também à tarde, de 15 às 18h.

A montagem experimental da ópera ‘La Traviata’, do compositor italiano Giuseppe Verdi, tem elenco totalmente paraense e figurino, cenário e direção musical e cênica assinada por profissionais do Estado. Jena Vieira, diretora cênica da ópera, que fez doutorado nos EUA e atuou na montagem desse tipo de espetáculo naquele país, diz que a ideia é unir cinema, teatro e ópera. 

O espetáculo mistura a linguagem da ópera com o cinema mudo. Os três atos da ópera de Giuseppi Verdi são encenados intercalados com cenas do filme mudo "Camille" (1921), que tem no elenco Rodolfo Valentino. Tanto a ópera quanto o filme foram baseados no romance "A Dama das Camélias", do escritor francês Alexandre Dumas Filho.

O pianista Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes (FCG), fará a execução da versão reduzida da partitura  da ópera, além de improvisações ao piano durante a exibição do filme mudo. A soprano Dione Colares interpreta Violeta, uma cortesã que vive um relacionamento amoroso com Alfredo, personagem interpretado pelo tenor Antonio Wilson. O pai de Alfredo, vivido pelo barítono Idaías Souto, não aceita o romance entre o filho e uma cortesã e convence Violeta a abandonar Alfredo para preservar a reputação da família.

No ano passado, La Traviata foi apresentada duas vezes durante o XXVI Festival Internacional de Música do Pará. As apresentações foram realizadas no teatro universitário Claudio Barradas com grande sucesso de público. Desta vez, a montagem ganha os palcos do Theatro da Paz. As apresentações serão às 20h e a entrada é franca com retirada antecipada de ingressos nos dias do espetáculo a partir de 9h da manhã.

 

Ensaios "La Traviata"
Data: 14 de março (sexta)
Hora: 18h às 22h
Local: Sala de Musicalização do IECG (Gentil Bittencourt, 977)

Fim de semana:
Sábado (15 de março)
Manhã: 10h30 às 12h30
Tarde: 15h às 18h
Local: Sala de Musicalização do IECG (Gentil Bittencort,977)

SERVIÇO:
‘La Traviata’
Data: 19 e 20 de março
Hora: 20h
Local: Theatro da Paz
Entrada Franca com retirada de ingressos na bilheteria do teatro nos dias do espetáculo a partir de 9h.

 

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.