
Estudantes que participaram do ‘X Concurso Dóris Azevedo para Jovens Instrumentistas' se apresentaram para o público na noite dessa terça-feira (05). O ‘Recital dos Premiados’, como foi chamado pela organização do concurso, foi realizado na sala Ettore Bosio e contou com a participação de 25 alunos. Na ocasião, eles receberam os certificados, que foram entregues pelo professor Claudio Trindade, Diretor de Ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), e pelos professores que integraram as bancas examinadoras do concurso.
O público lotou o auditório e prestigiou o trabalho dos estudantes. Entre os alunos que tiraram os primeiros lugares, estão a soprano Kézia Andrade, que ganhou na categoria canto avançado; o flautista Miguel Brilhante, que conquistou o primeiro lugar na categoria juvenil do instrumento que toca; a percussionista Bruna Cabral, que ganhou em percussão, na categoria avançado, e o baixo-barítono Andrei Mira, premiado em canto, categoria intermediário.
Para Felipe Andrade, coordenador do concurso, esse tipo de atividade estimula a participação dos alunos das escolas de música de Belém’. É uma oportunidade de mostrar o desenvolvimento técnico e artístico dos participantes. O concurso foi criado para estimular os alunos nessa prática benéfica em uma competição sadia’, assegura o professor. Andrade acrescenta ainda que o concurso revela a excelência do trabalho realizado pelo Instituto. ‘Alunos de altíssimo nível se apresentaram nesse recital e isso mostra a seriedade do concurso”, afirmou o coordenador.
No próximo dia 12 de abril, às 18h, será realizado o segundo ‘Recital dos Premiados’, na sala Ettore Bosio. Neste dia, mais vinte e cinco alunos vencedores do concurso irão apresentar para o público o repertório executado durante o certame. Este ano, oitenta jovens se inscreveram no concurso, que teve cinquenta ganhadores divididos em seis diferentes categorias.
Os estudantes que receberam as premiações na noite de terça-feira foram:
Flauta Doce – Categoria Incentivo: José Felipe Corrêa da Fonseca
Flauta Doce – Categoria Juvenil: Miguel Gomes Brilhante
Violão – Categoria Juvenil: Davi Teixeira de Sousa
Violão – Categoria Intermediário: Leonardo da Silva Costa
Violão – Categoria Avançado: Marcos Antônio Soares de Lima
Canto- Categoria Juvenil: Ícaro Ferreira da Silva
Canto- Categoria Intermediário: Andrei Silva Mira
Canto- Categoria Avançado: Kézia Andrade Soares Saraiva
Piano - Categoria Incentivo: Maria Izabel Monteiro
Piano – Categoria Infantil: Andrei Xerfan Morgado
Piano- Categoria Juvenil: Davi Caricchio Santos
Piano- Categoria Intermediário: Francielem Monteiro Pantoja
Violino- Categoria Incentivo: Luiza Baltazar Ayres
Violino– Categoria Infantil: Davi Ferreira Fonseca
Violino- Categoria Juvenil: Rafael Vieira de Souza
Violino- Categoria Intermediário: Davi Souza da Costa
Violino- Categoria Avançado: Patrícia de Nazaré Araujo Teixeira
Violoncelo- Categoria Juvenil: Maynara Malcher Souza
Percussão – Categoria Avançado: Bruna Gonçalves Cabral
Música de Câmara- Categoria Única: Quarteto de Violinos.

