Em abril, Belém será um dos principais centros latino-americanos de estudos e debates sobre o aprimoramento artístico e musical das bandas de música e sinfônicas. A capital do Pará vai sediar, entre os dias 17 e 21, o “Música das Américas”, evento voltado especialmente para bandas de música. Nesse período, Belém receberá bandas musicais de municípios do interior, como Vigia de Nazaré, São Caetano de Odivelas e Ponta de Pedras, além de convidados especiais, entre os quais a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, que se apresentará pela primeira vez no Pará.