Logo do estado

Notícias

Banda de Uruará fez estreia no Festival sob a regência da venezuelana Rosa Briceño

O quarto dia de programações do Festival Música das Américas proporcionou o encontro de jovens instrumentistas do município de Uruará, na região da Transamazônica, com a maestrina venezuelana Rosa Briceño, considerada uma das maiores referências na América Latina em educação musical voltada às bandas sinfônicas. Vinte jovens músicos de Uruará ensaiaram durante três dias para a apresentação da noite de quarta-feira (30), no Centur.

Banda de Uruará fez estreia no festival com repertório latino

A banda municipal Diego Cotes de Moraes, da cidade de Uruará, foi o destaque na noite de ontem dentro da programação do Festival Música das Américas, que integra a primeira fase do XVII Festival Internacional de Música do Pará, coordenado pela Fundação Carlos Gomes.

Maestrina da Venezuela irá reger a Banda de Uruará no Música das Américas

Os jovens que integram a Banda Municipal de Uruará, município da região da transamazônica, ensaiaram hoje de manhã no Centro Sagrada Família, em Ananindeua, para a apresentação de hoje a noite dentro da programação do Música das Américas. Os músicos recebem ensinamentos das maestrinas Mônica Giardini, regente adjunta da Banda Sinfônica de São Paulo, e da venezuelana Rosa Briceño, considerada uma referência em bandas sinfônicas na América Latina, graças aos cursos, conferências, seminários e concertos que realiza em diversos países.


Grupos de Metais da FCG foram destaque na programação do Festival

O terceiro dia do Música das Américas foi dedicado aos grupos de metais da Fundação Carlos Gomes (FCG). Na tarde desta terça-feira houve a apresentação dos grupos Trompete Ensemble e do Quinteto de Metais, ambos formados por professores e músicos profissionais da FCG.

Grupos de Metais da FCG são atração desta terça no Música das Américas

Cinco grupos artísticos de sopro da Fundação Carlos Gomes (FCG) estão na programação desta terça-feira (29) do "Música das Américas". Às cinco da tarde vão se apresentar os grupos Trompete Ensemble, Tubas da Amazônia e Quinteto de Metais. Às 20h30, a programação continua com os grupos Metal Pará e Pará Trombones. Para encerrar a noite haverá a apresentação de um grande grupo formado por todos os músicos dos grupos de metais que se apresentaram nesta terça. Todas as apresentações serão no auditório Ismael Nery, no Centur.

Banda de Tailândia encanta público na segunda noite do Festival

No segundo dia do ‘Música das Américas’, que faz parte da primeira etapa do  XXVII Festival Internacional de Musica do Pará,  coordenado pela Fundação Carlos Gomes, a Banda de música de Tailândia foi a atração da noite na Praça do Povo do Centur. Formada por 39 jovens do município, a banda  Jovem de Tailândia é regida pelo por Nailton Pamplona, conhecido como mestre Ton.

Guarda Municipal de Belém empolga o público no Música das Américas

O segundo dia do Festival Música das Américas foi marcado por diversas oficinas de musicalização e um concerto da Banda da Guarda Municipal de Belém, no auditório Ismael Nery, no Centur. Desde o início da tarde, dezenas de músicos de 33 municípios paraenses já se concentravam na instituição para participar das atividades do evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes.

Banda de Tailândia faz sua estreia no Música das Américas

Banda de Tailândia faz sua estreia no Música das Américas

Oficinas musicais levam músicos da BSESP para três cidades de origem das bandas de música

Nesta segunda (28) os músicos da Banda Sinfônica de São Paulo, que estão em Belém participando do Música das Américas, seguiram para as cidades do interior do estado para ministrar oficinas musicais para jovens que integram as bandas de música desses municípios. Mais de 80 instrumentistas da BSESP se dividiram em grupos e foram deslocados para uma intensa atividade pedagógica nas cidades de Vigia de Nazaré e São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará, e Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó.

Abertura do Música das Américas tem solos de piano e estreia de repertório inédito

O músico Tiago dos Santos, 21 anos, viajou 900 quilômetros para ver de perto - e pela primeira vez - a apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (BSESP), no palco do Theatro da Paz, em Belém. Morador do município de Altamira, sudoeste paraense, o jovem, integrante da Banda Sinfônica local, foi um dos 90 instrumentistas selecionados em todo o estado para participar da 2ª edição do Festival Música das Américas.

Páginas

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.