A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) na tarde desta segunda-feira (21/09). A imagem da santa chegou ao prédio do IECG por volta de duas horas da tarde e foi recebida pela Diretora administrativo-financeira da Fundação Carlos Gomes, Suely Fraiha, e por seu esposo Habib Fraiha. Após a acolhida, a imagem da santa foi levada para a Sala Ettore Bosio onde houve homenagens à Virgem de Nazaré com a apresentação da soprano Madalena Jorge Aliverti acompanhada pelo pianista Paulo José Campos de Melo, superintendente da FCG.
Os cantores líricos que fazem parte do Ópera Estúdio, Núcleo de Ópera criado há pouco mais de um ano pela Fundação Carlos Gomes com o objetivo de formar cantores para a carreira operística, também participam da semana em homenagem ao maestro Antônio Carlos Gomes, o mais importante compositor brasileiro do século XIX, que faleceu em Belém em 16 de setembro de 1896.
A Semana Carlos Gomes, que começou na última quarta-feira (16/09) prossegue nesta sexta-feira (18/09) com apresentação do Grupo de Percussão da Fundação Carlos Gomes e a participação especial do Coral de Flautas do Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). O Recital intitulado ‘Percussão e Flautas na Homenagem a Carlos Gomes’ tem coordenação dos percussionistas Ricardo Aquino e Marcos Matos, professores de Percussão do IECG.
O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) realiza de 16 a 23 de setembro a ‘Semana em Homenagem a Carlos Gomes’, evento que comemora o aniversário de morte do maestro Antonio Carlos Gomes, compositor brasileiro que é o patrono da Instituição e que foi seu primeiro diretor. A programação começa nesta quarta-feira (16/09) com apresentações musicais que vão reunir professores e alunos do IECG, além de grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes como a Banda Sinfônica da FCG, o Coro Carlos Gomes e os cantores líricos que i
O Cinema Olympia apresenta nesta terça (15/09) dentro da programação do Projeto ‘Cinema e Música’ o filme "O Encouraçado Potemkin", do cineasta russo Serguei Eisenstein (1898-1948). O filme mudo de 1925 conta a história do motim dos marinheiros russos que em 1905 se rebelaram contra a tirania dos seus comandantes e assumiram o controle de um navio de guerra chamado Potemkin. Baseado em fatos reais, o filme é a obra mais célebre do diretor russo e um dos mais conhecidos do cinema. A cena do massacre da população da cidade de Odessa numa escadaria entrou para a história do cinema.
O Recital dos Cantores Líricos Paraenses, que será realizado na quinta-feira, 3, na igreja de Santo Alexandre, vai reunir 14 belas vozes paraenses, entre sopranos, tenores e barítonos. Os cantores interpretarão canções e árias de óperas famosas e conhecidas de compositores como Mozart, Gaetano Donizetti, Verdi e Carlos Gomes, entre outros. O recital faz parte da programação do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que é realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, conselheiro Cezar Colares, visitou na manhã da última quarta-feira (03/09) os prédios da Fundação Carlos Gomes (FCG) e do Instituto Estadual Carlos Gomes IECG). Acompanhado pelo Assessor da Presidência do TCM-PA, Sergio Bacury, e pelo Diretor de Gestão de Pessoas do Tribunal, Rodrigo Cunha, o presidente foi recebido pelo superintendente da FCG, o pianista Paulo José Campos de Melo, e pela diretora administrativa-financeira da Fundação, Suely Fraiha.
O servidor EDIELTON CHARLES SANTOS DE OLIVEIRA, Auxiliar Operacional da Fundação Carlos Gomes, foi escolhido o Servidor Nota 10 da instituição neste ano de 2015. Edielton foi avaliado por uma comissão formada pelos servidores Betânia Benjamin Dias Paz, Ícaro Saraiva , Scheila Lima e pela Agente de Desenvolvimento e Capacitação junto a Escola de Governo (EGPA), Aline de Oliveira Mendes. Elielton Oliveira se destacou junto a comissão avaliadora pelo desempenho dele no cargo que exerce na FCG.
A Banda Sinfônica Jovem do Estado do Pará fechou o III Festival Música das Américas com uma belíssima apresentação na noite desta última sexta-feira, 28, no Espaço São José Liberto. O concerto de encerramento uniu músicos de uma banda formada em três dias, além da composição de instrumentistas de seis bandas sinfônicas de diferentes cidades.