A abertura oficial do 28° Festival Internacional de Música do Pará, nesse domingo, 7, no Theatro da Paz, foi marcada por grandes apresentações da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e da Orquestra do Theatro da Paz. Pela manhã, a Banda Sinfônica, sob a regência e direção musical do maestro Amilcar Gomes, mostrou maturidade musical com um repertório de grandes compositores. A apresentação lotou o teatro a arrancou aplausos do público.
A 28ª edição do Festival Internacional de Música do Pará será aberta neste domingo (7), com duas apresentações no Theatro da Paz. A primeira delas será o concerto da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, às 11h, que vai executar obras para banda e composições de grandes músicos internacionais, como o argentino Astor Piazolla, sob a regência e direção musical do maestro Amilcar Gomes. A entrada é franca.
Belém se consolidou como palco de um dos mais importantes festivais de música erudita e instrumental do Brasil. O Festival Internacional de Música do Pará que chega a 28a edição apresenta uma extensa programação artística, com grupos locais, nacionais e internacionais, além das formações orquestrais. Realizado pelo governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG), o Festival será realizado de 07 a 14 de junho, em apresentações distribuídas em sete espaços culturais da capital paraense.
“Cada pessoa tem um sonho e o meu era poder viver esse momento”, declarou a pianista Doris Azevedo, que há décadas acalentou o desejo de ver o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) retomar os tempos áureos de sua fundação, como terceiro mais antigo e importante estabelecimento de ensino musical no Brasil. Na tarde desta quarta-feira, 3, ela finalmente viu seu sonho realizado com a cerimônia oficial de reinauguração do conservatório, que passou por obras de restauração, reforma e ampliação.
O governo do Estado entrega nesta quarta-feira (3), às 16h, o prédio do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), que passou por obras de ampliação, restauração e reforma. A cerimônia de reinauguração do antigo conservatório ocorre durante as comemorações dos 120 anos do instituto. Haverá uma programação artística nos espaços que foram reformados, como a sala Ettore Bosio e o jardim.
A Fundação Pro Paz, em parceria com a Fundação Carlos Gomes, promoveu o Concerto Didático nesta sexta-feira (29), no Theatro da Paz. A atividade, destinada aos alunos do Pro Paz nos Bairros e estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém, é um projeto educativo-musical que tem a parceria das secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Cultura (Secult) e municipal de Educação (Semec).
Em 2015 o XXVIII Festival Internacional de Música do Pará será realizado de 07 a 14 de junho em sete espaços culturais da capital. A data da realização do festival irá coincidir com as comemorações dos 120 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes(IECG), terceira mais antiga instituição de ensino da música no Brasil, que oferece cursos básico, técnico e superior de música no Estado.
O Theatro da Paz vai receber nesta sexta-feira, 29, alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém no projeto “Concertos Didáticos”, promovido pelo Governo do Estado por meio da Fundação Carlos Gomes em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria Municipal de Educação de Belém, com apoio do Theatro da Paz.
A FUNDAÇÃO CARLOS GOMES está com inscrições abertas para a contratação de um professor de nível superior para ensinar violino no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Os interessados devem possuir Bacharelado em Música e deverão apresentar o seguinte repertório: um concerto de J.S.Bach - 2 movimentos contrastantes de Partita ou Sonata e um concerto romântico.